Aprenda a colocar seu site ou blog no Google


Colocar um site/blog no Google, ou em outras palavras, adicionar um site ou blog nos resultados de pesquisa do Google, é o segundo passo de uma estratégia bem elaborada para aumentar o número de visitantes de seu site/blog.


O que preciso saber, antes de colocar meu site/blog no Google?


O Google é um mecanismo de pesquisa totalmente automatizado que utiliza um software conhecido como “spider” que periodicamente realiza uma varredura na web com objetivo de localizar novos sites para colocá-los no seu índice.



A grande maioria dos sites listados nos resultados de pesquisa do Google são encontrados e adicionados automaticamente pelo “spider” quando ele rastreia a web. Mas você pode antecipar esse processo, colocando seu site/blog no índice do Google manualmente, executando os passos a seguir.

Colocando meu site/blog no Google corretamente


Adicionar um site/blog no Google é gratuito e muito simples. Basta executar os passos descritos a seguir.

1º: Acesse a página do “Google Adiciona sua URL = http://www.google.com.br


2º: No campo onde diz URL, digite a URL completa do seu site/blog, incluindo o prefixo http://. Por exemplo: http://fazerblogsesites.blogspot.com.br/

Importante: Coloque apenas o endereço da página inicial do seu site. Você não precisa incluir cada página individualmente, pois o “Googlebot” (robô do Google) é capaz de encontrar o restante de sua página sozinho.

3º: No campo onde diz comentários, você pode adicionar palavras-chave que descrevam o conteúdo do seu site/blog. Estes dados são utilizados somente para informação interna, e não afetam o posicionamento do seu site/blog no índice do Google.

4º: Clique no botão Adicionar URL

5º: Pronto! Se você fez tudo certo, vai ser redirecionado para uma página exibindo a seguinte mensagem: “O seu URL foi adicionado com sucesso”, conforme imagem abaixo. E seu site terá sido colocado no Google.





Conclusão: Aprenda a colocar seu site/blog no Google corretamente


Apesar de o Google encontrar seu site sem você precisar colocá-lo manualmente em seu catálogo, esse procedimento é primordial dentro de um planejamento de marketing digital bem sucedido. Pois atualmente, nenhum site “sobrevive” sem ter suas páginas aparecendo no Google.

E como o processo de inclusão é extremamente simples, e não requer nenhum conhecimento técnico, não há porque ficar esperando que o Google adicione seu site/blog, se você mesmo pode ir lá, e mostrar para o Google que ele existe.

E para saber se o seu site/blog foi colocado no Google corretamente, basta fazer uma pesquisa no próprio Google da seguinte forma: [site: www.seusite.com.br ], que o Google apresentará em seus resultados as páginas de seu site/blog que já foram adicionadas ao seu catálogo.

P.S.: Isso pode levar algum tempo. Normalmente não mais do que uma semana.

1 Resposta aos "Aprenda a colocar seu site ou blog no Google"

Obrigado por seus comentários

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','//www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-46987535-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');